A dupla cidadania nos oferece alguns benefícios e oportunidades na Europa e no mundo.
A cidadania portuguesa é uma das mais requisitadas, por conta do nosso passado relacionado aos portugueses e pela chance de conseguir cidadania portuguesa de forma mais facilitada que em outros países.
Portugal também apresenta uma qualidade de vida maior em comparação ao Brasil e menor índice de violência, além da similaridade com o idioma, que é o português.
Saiba mais nesse artigo como e quem pode solicitar a dupla cidadania portuguesa.
Quem tem direito a cidadania portuguesa?
Os principais beneficiados são os descendentes diretos de sangue de portugueses, bem como filhos e netos, e companheiros destes. Também os cônjuges são prioridade.Não há um limite definido de gerações para quem deseja obter a cidadania portuguesa, o importante é apenas que todos os antepassados já a tenham adquirido até o pai/mãe do requerente.
Filhos menores de pais que possuem a nacionalidade portuguesa, filhos de estrangeiros que nasceram no país ou residentes legais que moram há 5 anos em Portugal podem solicitar sua dupla cidadania.
Os cidadãos nascidos em ex colônias e aqueles que possam ter perdido a nacionalidade por algum motivo também têm direito.
Obs. Para quem tem avós portugueses e querem solicitar a dupla cidadania, só é possível se os pais estiverem falecidos ou já forem considerados portugueses.
Como solicitar a dupla cidadania portuguesa?
Para começar, você vai precisar se dirigir até o consulado português aqui no Brasil portando os documentos corretos de acordo com a sua solicitação.![Dupla Cidadania Portuguesa documentos](https://i2.wp.com/www.agoraviagem.com.br/wp-content/uploads/2020/02/dupla-cidadania-portuguesa-como-pedir.jpg?ssl=1)
Documentos por nascimento ou por descendência sanguínea:
É necessário levar sua certidão de nascimento em inteiro teor, o requerimento da atribuição de nacionalidade preenchido, assinado e com firma reconhecida, identidade ou cartão cidadão do ancestral português, comprovante de residência, cópia autenticada da sua carteira de identidade ou outro documento com foto.Documentos para a solicitação por casamento:
Vale ressaltar que para conseguir a dupla cidadania portuguesa por casamento, é preciso que você esteja casado com seu cônjuge português por no mínimo 3 anos e possua ligação com a comunidade portuguesa e sejam satisfeitas a exigências da Lei de Nacionalidade para o caso.Outro detalhe é que, antes de abrir a solicitação de cidadania aqui no Brasil, você se certifique que o casamento se encontra transcrito em Portugal, constando o averbamento de casamento do assento de nascimento do cidadão português.
Documentos necessários:
- Certidão de nascimento de inteiro teor do requerente;
- Certidão de nascimento do seu cônjuge;
- Certidão de casamento de inteiro teor;
- Atestado de antecedentes criminais brasileiro;
- Cópia autenticada recente do RG;
- Atestado de antecedentes criminais de todos os pais que tenha morado após ter completado 16 anos;
- Comprovação legal de efetiva ligação à comunidade portuguesa, que podem ser: comprovante de residência legal em Portugal, descolamento regular a Portugal, etc.
Onde solicitar sua dupla cidadania portuguesa
Você precisa fazer o agendamento para apresentação da documentação e fazer o pedido da dupla cidadania.Após isso é esperar o pedido ser processado e receber a confirmação da conclusão do processo.Com o estado civil atualizado e a dupla cidadania em mãos, o requerente poderá solicitar a emissão do Cartão Cidadão (o documento de identidade nacional português), e, posteriormente, o Passaporte Português, caso queira solicitar.
Postar um comentário