Excelente para passeios românticos, uma lua de mel ou apenas para quem quer curtir o frio sem preocupações, em uma paisagem de montanha serena e tranquila, não há quem resista a pelo menos um fim de semana de férias em Monte Verde no inverno.
![](https://i0.wp.com/www.agoraviagem.com.br/wp-content/uploads/2020/02/monte-verde-mg.jpeg?ssl=1)
No entanto, é necessário saber algumas coisas antes de fazer as malas e ir para Monte Verde MG. Veja a seguir como se preparar para a cidade!
Melhor época para visitá-la
Antes de fazer as malas e viajar para Monte Verde, é importante entender que existe a alta e a baixa temporada na cidade. Por isso, é importante pesquisar qual é a melhor época para viajar no seu caso.
A alta temporada na cidade acontece nos meses de inverno, entre o fim de junho e o fim de setembro. Nessa época, a cidade é tomada por muitos turistas, que representam a maior fonte de economia local.
Por isso, é nessa época que existem os maiores atrativos de Monte Verde. No entanto, é também o período de maiores multidões nas ruas, quando as pousadas, hotéis e restaurantes ficam mais cheios.
Já os meses de baixa temporada, que são aqueles de verão, entre dezembro e março, não costumam receber muitos visitantes, mas mesmo assim a cidade se apresenta como um excelente ponto turístico.
Assim, vale a pena considerar qual é a melhor época para você viajar ao pesar os prós e contras de cada momento. De fato, o inverno é muito cheio e as coisas ficam mais caras, mas é o período de mais frio e Monte Verde tem mais atrações. Do outro lado, o verão não é tão quente assim e tudo é mais barato, mas também já não é tão frio como antes.
E por falar em frio e quente…
Clima de Monte Verde
Localizada na Serra da Mantiqueira, divisa entre Minas Gerais e São Paulo, bem próxima de Campos do Jordão, a cidade de Monte Verde está numa região de frio bem intenso para os padrões brasileiros.
De acordo com um levantamento do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Brasil, de 2000 para cá, a média de temperatura na cidade foi de 5,7º Celsius durante o inverno, um valor consistentemente abaixo do encontrado em Campos do Jordão.
Durante o inverno, é comum que Monte Verde amanheça coberta de gelo, uma vez que a temperatura pode inclusive chegar a ficar abaixo de zero (o que é um dos principais atrativos da cidade, na verdade).
Já durante o verão, é fato que Monte Verde fica um pouco mais quente, mas não é muita coisa também. Inclusive, não é raro que a temperatura chegue a 5 graus Celsius durante a noite mesmo no verão.
De 2000 a 2010, por exemplo, a temperatura média de Monte Verde ficou em 16 graus Celsius o ano todo, nunca acima de 25 graus.
Pousadas de qualidade para incrementar a viagem
O clima de friozinho e romance é um dos principais atrativos de Monte Verde. Por isso, são muitos os turistas que viajam para a cidade para passear pelas ruas, ver a decoração e curtir os restaurantes.
No entanto, é importante ter em mente que em um lugar como esse, a hospedagem é pelo menos metade do atrativo. Portanto, pesquise bem pelas pousadas em Monte Verde para escolher aquela que melhor complementa a sua viagem com lareira, banheira e outros elementos que deixarão tudo muito mais romântico e confortável.
Conhecer o Festival Gastronômico da cidade
Uma das razões para conhecer Monte Verde MG fora da temporada é o Festival Gastronômico da cidade, realizado em outubro.
No evento, existem diversas oficinas e palestras sobre técnicas culinárias, degustação de alimentos e outros assuntos essenciais envolvendo queijos, vinhos e comidas de boa qualidade.
Além disso, os restaurantes locais entram na brincadeira e produzem pratos magníficos a bom preço para receber os turistas e tornar a experiência mais agradável para todos.
As atrações da cidade
Existem muitos passeios e atrações para conferir na cidade de Monte Verde. Quem gosta de aventura, por exemplo, poderá se divertir com trilha para subir a Pedra Redonda ou outras tantas espalhadas pela cidade.
Já quem quer contato com a natureza, mas nada tão intenso como uma trilha, poderá se beneficiar de uma visita ao Parque Oschin.
Outra atração muito valorizada é um passeio pela Vila Europa, com sua arquitetura européia típica, inúmeras lojas e restaurantes.
Postar um comentário