Novas regras de cancelamento e remarcação de passagens
A Azul, Gol, Latam, VoePass e Map assinaram um acordo com representantes do governo e Ministério Público para regulamentar o cancelamento e remarcação de passagens. Ficou definido que quem comprou uma passagem até o dia 20 de março para voar entre 01 de março até 30 de junho de 2020 pode:- Remarcar a viagem nacional ou internacional sem multa, diferença de tarifa ou qualquer outro custo adicional, por uma única vez, respeitada a origem e destino originais e a validade do bilhete (um ano após a emissão).
- Cancelar a reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito para compras futuras. Esse valor pode ser usado até um ano da data do voo e é pessoal e intransferível.
- Pedir reembolso, que será pago em até 12 meses após a solicitação.
- Mudar origem/destino uma única vez, porém estará sujeito à diferença tarifária.
- Voar na alta temporada, porém taxas de diferenças tarifárias poderão ser cobradas.
Passageiros com passagem para voar na alta temporada (julho, dezembro, janeiro e fevereiro ou um dia antes de feriados, feriado ou um dia depois) podem:
- Remarcar a viagem para qualquer período da validade do bilhete sem pagamento de taxas.
A empresa cancelou os voos para o Brasil. As reservas para os voos existentes serão canceladas, mas o bilhete e o valor do bilhete permanecerão ativos e poderão ser remarcados para uma nova data de viagem até 31 de dezembro de 2020. O cliente deve escolher a nova data e avisar a companhia até 01 de agosto de 2020.
Flybondi
Todos os voos da empresa estão suspensos até 30 de abril. A empresa manterá a venda ativa para voos com datas após 30/04. Os passageiros que tenham passagens para voar durante as datas de suspensão, receberão um voucher pelo valor do bilhete pago. Ele será enviado nos próximos 15 dias, terá validade de um ano e servirá para reagendar o voo a partir de 30 de abril.
Lufthansa
Cancelamento de diária em hotéis
As reservas no Airbnb feitas até 14 de março, com data de check-in até 14 de abril de 2020, podem ser canceladas. Os hóspedes receberão reembolso integral. A medida abrange todos os países e regiões do mundo, com exceção das viagens domésticas na China continental, que devem retornar às regras normais em 1º de abril.
Booking.com
A empresa decretou estado de força maior e recomenda que os parceiros reembolsem as diárias pagas em regiões com restrição de circulação.
Brasileiros no exterior
A Anac disponibilizou um formulário para brasileiros que estão no exterior com passagem comprada e que não estão conseguindo voltar ao país.Redução no número de voos nacionais
Restrições de viagens
O Brasil fechou suas fronteiras terrestres. A medida não vale para cidadãos brasileiros nem para cargas ou agentes de ações humanitárias.Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública restringiu a entrada de estrangeiros por um período de 30 dias vindos dos países da União Europeia, Japão, China, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Austrália, Malásia e Coreia do Sul.
O governo também proibiu,por 30 dias, o desembarque de estrangeiros em portos do país. A medida não vale para estrangeiros em missão a serviço de organismo internacional, com residência em caráter definitivo no Brasil, funcionário acreditado junto ao governo e cônjuge, companheiro, filho ou pai de brasileiro.
O país fechou as fronteiras e somente permite a entrada de residentes permanentes ou cidadãos canadenses.
O país fechou as fronteiras, só será permitida a entrada de cidadãos australianos ou estrangeiros residentes. Quem vier do exterior, deverá ficar isolado por 14 dias.
O que fazer se tem uma viagem planejada?
O mais sensato no momento é adiar a viagem, principalmente se for internacional. O que você pode fazer é seguir as regras da companhia aérea com a qual você está viajando e reservar nas datas futuras estipuladas por ela, para que você não tenha uma penalidade.Proteja-se
O que fazer se está no exterior?
É sempre recomendável, em caso de viagens aos exterior, contratar um seguro viagem. Confira as políticas das principais companhias de seguros para o coronavírus.Como você pode tirar proveito da situação do Coronavírus para suas futuras viagens?
Embora seja arriscado viajar neste momento, espera-se que na segunda metade do ano, as coisas voltem ao seu ritmo usual. Porém, o segundo semestre é alta temporada porque tem férias de julho, 7 de setembro, 12 de outubro, Finados, Natal, Réveillon. É por isso que você deve ir em frente e começar a reservar seus voos agora. Lembre-se de que a antecipação é a chave para viagens baratas.Para ajudar você a ficar mais tranquilo na hora de comprar seu bilhete, o Viajala criou uma ferramenta que mostra se os voos exibidos incluem alterações ou cancelamentos gratuitos caso você desista da viagem.
Postar um comentário