Agroturismo
Conheça destinos para curtir o turismo rural
Mas, você sabe o que é agroturismo? Já ouviu falar? Afinal, para alguns, se trata de uma modalidade nova de turismo, mas não é. Também conhecido como turismo rural, ele proporciona um contato direto com o produtor, que consegue vender seus insumos, além de oferecer serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento.
Dessa forma, obtém-se melhores preços e qualidade para o visitante e maior renda para o fabricante e anfitrião. Confira as nossas dicas imperdíveis e sugestões de destinos para conectar-se com a natureza e se deliciar com os sabores do Brasil.
Gravatá
![agroturismo em gravatá agroturismo em gravatá](https://www.passagensimperdiveis.com.br/wp-content/uploads/2020/02/gravata-pernambuco-380x253.jpg)
O município oferece, além de belíssimas paisagens, uma variedade de delícias gastronômicas, que é, sem dúvida, uma atração à parte, com destaque para o bode assado, o queijo coalho e o queijo-manteiga. E para aproveitar a temperatura amena, que chega à máxima de 22 ºC e mínima de 10 ºC pela noite, também é possível encontrar uma culinária recheada de massas e fondues.
Aliás, o clima acaba tornando a oportunidade perfeita para se hospedar em uma das chácaras e hotéis instalados em meio à bela paisagem verde, lagos e piscinas naturais. Ah, e tem mais: é possível cavalgar ou fazer trekking até um dos mirantes e apreciar a vista dos vales e construções históricas.
Venda Nova do Imigrante
O agroturismo é referência na cidade de Venda Nova do Imigrante, localizada a 110 km da capital do Espírito Santo, Vitória. A cidade é, inclusive, considerada pioneira no turismo rural do estado. Com economia especialmente voltada para o café, abrange 70 propriedades e 300 famílias.Portanto, os turistas podem acompanhar a produção de alimentos e vivenciar o cotidiano agrícola, simultaneamente ao lazer e à valorização do meio ambiente.
A paisagem da região inclui também um conjunto de belas casas coloniais do século XIX, e a cachoeira do Alto Bananeira, com sete quedas d’água.
Cabaceiras
![entrada da cidade de cabaceiras entrada da cidade de cabaceiras](https://www.passagensimperdiveis.com.br/wp-content/uploads/2020/02/cabaceiras-joaopessoa-380x285.jpg)
Mas, além disso, quem visita Cabaceiras conhece a cultura de uma das principais regiões rurais do Brasil. Aliás, as construções antigas e as casinhas coloridas dão um charme ao local, que tem ainda a produção artesanal como uma de suas principais forças econômicas.
Lages
Localizada no sul de Santa Catarina, Lages é, com toda a certeza, uma das pioneiras no agroturismo. Tudo começou em 1980, quando os fazendeiros da região passaram a abrir as porteiras de suas propriedades para visitação. Hoje, a cidade recebe aproximadamente 50 mil visitantes por ano, que buscam conhecer e vivenciar o cotidiano das fazendas.O frio intenso do inverno, com suas geadas, e em algumas ocasiões até neve, se tornou um dos atrativos do local. É no município que ocorre um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do Sul do país – a tradicional Festa Nacional do Pinhão reúne em média 300 mil visitantes, que contemplam a beleza do lugar e as apresentações de dança, bailes e feiras.
Vassouras
![agroturismo em vassouras agroturismo em vassouras](https://www.passagensimperdiveis.com.br/wp-content/uploads/2020/02/vassouras-riodejaneiro-380x255.jpg)
Dessa forma, a principal praça é envolta por construções coloniais. No Museu Casa da Hera, por exemplo, os turistas podem ver como era a habitação e o estilo de vida das famílias cafeeiras, deparando-se com o mobiliário e a organização que a residência apresentava no passado.
Bento Gonçalves
A Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul) abriga a Capital da Uva e do Vinho: Bento Gonçalves. E não é novidade, afinal, a cidade é o principal destino para os apreciadores da bebida no país.Com a cultura italiana preservada, Bento Gonçalves sedia a Avaliação Nacional de Vinhos e o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil. A Fenavinho (Festa Nacional do Vinho), organizada desde 1967, somente em anos ímpares, é o evento mais tradicional e importante na cidade.
Além de se esbaldar com as ofertas de vinhos e uma gastronomia de dar água na boca, o visitante ainda pode aproveitar, conhecer e se encantar com a paisagem natural da região, que se tornou referência no agroturismo, com seus vales, rios, cânions, cavernas e cachoeiras.
Dica: A cidade de Bento Gonçalves faz parte do Vale dos Vinhedos. E, além disso, é considerada local de enoturismo – turismo especializado em vinhos.
E aí, gostou da nossa seleção desses destinos para praticar agroturismo? Em todo o Brasil, são inúmeros os locais para aproveitar o ambiente rural. Agora é com você: escolha o seu preferido e vá relaxar nas próximas férias ou num fim de semana. Boa viagem!
Postar um comentário