Aqui vão algumas dicas para conseguir enfrentar o inverno no exterior:
A primeira dica para proteger-se do frio, é aquela de evitar o uso exagerado de roupas, terminam por apertar demais limitando os movimentos. Embora possa parecer a melhor solução, na verdade, não é, uma vez que os músculos ficam apertados, trabalham bem pouco, e isso não ajuda a produzir calor. Apanhei bastante pra entender isso nos primeiros anos de inverno na Europa, mas hoje estou esperta no assunto, sou muito friorenta!!!
Nos países com inverno rígido, os ambientes fechados são aquecidos com calefação, e se você estiver cheio de roupa, vai morrer de calor e transpirar como um louco quando entrar em um bar para tomar um café, por exemplo. O importante é não usar roupas que fazem transpirar, mas que esquentam deixando o corpo respirar.
Existem vários tipos de roupas térmicas, inclusive íntimas. Já sei, você nem sabia disso! Mas agora já sabe, e digamos a verdade, pra que uma pessoa que mora num país tropical como o Brasil vai querer saber disso? Principalmente se morar no nordeste. Mas agora que o brasileiro está podendo viajar mais para o exterior, é importante ficar informado de como enfrentar o inverno nos países que tem temperaturas muito baixas. Sei que já existem algumas lojas no Brasil que vendem roupas térmicas, me parece que encontram-se no Rio de Janeiro, mas com certeza vai custar bem mais caro do que no exterior, mesmo porque, são importadas. Antes de sair do Brasil, faça uma pesquisa na internet e veja onde comprar essas roupas de frio na cidade pra onde vai.
Roupa térmica
Se você está indo para um lugar frio, bem frio, tipo: EUA, Canadá e Europa, todos eles no inverno, com certeza irá precisar de uma roupa térmica. Na Europa, tem várias lojas de produtos e roupas esportivas que vendem essas roupas com preços bem razoáveis.
Mas o que significa roupa térmica? Essa roupa funciona como uma segunda pele, mas pra que ela funcione mesmo, precisa ser colocada diretamente ao contato com o corpo, ou seja, tem que vestir ela primeiro, depois o resto (mas por cima da calcinha/cueca e sutiã).
Ela vai manter a temperatura corporea sem deixar o calor que seu corpo produz ser roubado pelas roupas, evitando a te deixar gelado. Legal, né? Essas roupas são bem aderentes, mas traga calças um pouco largas, e se não quiser perder o charme, traga calça legging.
Eu não aconselho a usar jeans quando a temperatura é bem baixa, porque deixa as pernas congeladas, mas se usar a calça/ceroula térmica por baixo, da para resistir mais. De qualquer maneira, evite a usa-la e dê preferências para moletons, calças de lã e o legging grosso (no exterior tem legging mais grossa para o inverno). A calça de Fleece também pode ser uma ótima opção, é um material bem macio e quente, com a calça térmica por baixo, é perfeito.
Mas atenção, porque o muito barato não irá funcionar se estiver muito frio e você for friorento, como eu. Existem dois tipos de roupa térmica, a diferença só da pra saber tocando diretamente o material. Procure comprar a Thermo Plus, é mais cara, mas é a melhor, esquenta bem. Mas se você estiver visitando a Itália e a temperatura for ficar por volta de 6°C a 2°C, a mais barata pode até funcionar, mas se fizer mais frio do que isso, compre a mais cara.
Para as mulheres, tem a opção de colocar uma meia calça de fio 80/100, mas pra mim, por exemplo, não funciona, fico sempre com as pernas geladas.
Como se vestir para enfrentar o inverno no exterior:
- Blusa de manga comprida térmica, outra blusa de manga comprida por cima. Pode ser de lã, moletom ou fleece
- Calça térmica, outra calça por cima. Pode ser de lã, moletom, fuso grossa ou fleece
- Meia curta térmica. Se for a térmica Thermo Plus, não precisa de mais nenhuma, caso contrário, coloque outra meia de algodão por cima
- Casaco (recomendo embutido)
- Luvas térmicas
- Cachecol
- Gorrinho ou chapel. Procure colocar algo que cubra as orelhas
- Sapatos (aconselho botas, mas tem que ser bem quente, de preferência aquelas com pelo dentro)
Você vai ter uma grande opção de casacos para comprar e, com bons preços, com 40 euros já consegue comprar um quente. Pelo menos aqui em Milão.
Postar um comentário