Conheça Atenas - Grécia
A capital e maior cidade da Grécia - berço do pensamento político, filosófico e inspiração artística e literária para a civilização ocidental - é, sem dúvida, um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo. E não apenas por conta de toda a sua bagagem histórica e indiscutível contribuição, mas também devido a grande quantidade de belezas naturais, arquitetura impressionante, cultura popular, culinária excepcional e excelente clima (o verão grego é considerado um dos melhores da Europa).
Atenas pode ser considerada um verdadeiro museu a céu aberto. Lá encontra-se a Acrópole mais famosa do mundo, local onde o visitante poderá ver de perto a estrutura de vários templos famosos, a exemplo do Partenon (século 5 a.C.), dedicado à deusa Atena. E, por falar em deuses e mitologia, Atena, a deusa da sabedoria, e Poseidon, o deus dos mares, são os personagens principais de uma das narrativas mais famosas sobre a dominação da capital grega.
Segundo o mito, durante uma disputa, Poseidon teria batido seu tridente em uma rocha do monte Acrópole, agitando as águas salgadas do oceano, enquanto Atena, filha de Zeus, plantou uma oliveira (árvore que posteriormente veio a se tornar o símbolo da capital); após o voto dado por 12 deuses do Olimpo, Atena foi declarada a vencedora da disputa e a cidade, então, batizada em sua homenagem.
Ilhas gregas
Museus interessantíssimos, bairros, mercados, culinária de dar água na boca e praias próximas fazem de Atenas uma cidade repleta de opções para pessoas de todas as idades e gostos. O idioma oficial do país é o grego, porém o visitante que dominar a língua inglesa não terá dificuldades; além disso, placas com instruções no alfabeto ocidental foram instaladas por toda a cidade na ocasião dos Jogos Olímpicos de 2004, o que facilitou bastante a vida dos turistas.
Reserve ao menos três dias para aproveitar essa cidade que, à primeira vista, parece um pouco caótica (a Grécia, inclusive, foi um dos países mais afetados pela recente crise econômica), mas guarda uma das heranças mais importantes do continente europeu. Uma boa dica é aproveitar a ida a Atenas para explorar, também, as famosas e belíssimas ilhas gregas. Mykonos e Santorini, por exemplo, são facilmente acessadas de Atenas por ferryboat ou avião.
O que fazer em Atenas
Cerca de 100 metros de altura separam a Acrópole (cidade alta, na tradução literal) do restante de Atenas. A colina rochosa mundialmente famosa, santuário para o culto de vários deuses, principalmente aquela que dá nome à cidade, Atena, também abriga construções da Grécia antiga que são importantes para a humanidade até os dias de hoje. A visita à Acrópole é uma verdadeira peregrinação ao antigo e, pela quantidade de atrações no local e arredores, é provável que o visitante dedique boa parte do seu tempo apenas na região.
A dica, principalmente para os que pretendem ir no verão, é tomar bastante cuidado com as altas temperaturas. Subir a colina rochosa sob calor de quase 40ºC não é lá muito indicado; portanto, o ideal é evitar os horários mais quentes do dia. Aqueles que não estão com tempo de sobra, no entanto, devem se preparar bem para enfrentar o forte calor. Vestir roupas e calçados apropriados (tênis, de preferência, pois alguns locais podem ser um pouco escorregadios), usar boné ou chapéu para proteger-se do sol e, é claro, caprichar no uso de filtro solar e tomar bastante água são medidas importantes a serem tomadas.
Chegar à região da Acrópole é fácil. Basta pegar a linha 2 do metrô e descer na estação Acrópole. Os ônibus 040, 230, 106, 126, 134 e 135 também dão acesso ao local. O tíquete custa €12 (adulto) e permite a entrada não só na Acropole, mas também no Teatro de Dionísio, no Templo de Zeus Olímpico, em Keramikos, Agora Antiga, Agora Romana e na Biblioteca de Hadrian. Crianças e jovens até 18 anos não pagam e estudantes têm 50% de desconto. A Acrópole abre de segunda-feira a domingo, das 8h às 16h30, de outubro a março, e das 8h às 19h30, de abril a setembro.
Confira abaixo essas e várias outras atrações de Atenas para serem visitadas ao longo do dia.
A Biblioteca de Adriano
Ao norte da Ágora Romana (bem ao lado da estação do metrô Monastiraki) está a Biblioteca de Adriano. A construção de 132-134 a.C., doada pelo próprio imperador romano, possuía estrutura retangular e uma única entrada, através de um propileu suntuoso (portão de entrada) com quatro colunas...
Agioi Theodoroi
A oeste de Atenas, a mais ou menos 60km de distância, está o balneário Agioi Theodoroi, uma belíssima praia frequentada por muitos habitantes locais durante o verão. Águas calmas, mornas e com um tom de azul impressionante fazem desse um cenário perfeito para dias de descanso e diversão. Além disso, a...
Ágora Romana
Conhecida também como a Ágora de Cesar e Augustus, a Ágora Romana consistia em um prédio com propósito comercial composto por um grande pátio aberto, onde havia passarelas cobertas, lojas, entre outros espaços.
No local existiam dois propileus (suntuosos portões de entrada) - um deles, o belíssimo portão...
Estádio Panatenáico
Saindo um pouco da região da Acrópole, partindo a pé do templo de Zeus Olímpico (margem esquerda do rio Ilissos) ou pegando a linha 3 do metrô (descendo na estação Evangelismos), você estará bem próximo do estádio de atletismo Panatenáico, sede dos primeiros jogos olímpicos da era...
Monte Lykabettus
Engana-se quem pensa que a Acrópole é o ponto mais alto de Atenas. Com 280 metros de altura, o monte Lykabettus oferece uma das vistas mais belas da cidade (uma visão privilegiada não só da Acrópole, mas de vários outros pontos). Uma dica é ir ao local para assistir ao belo espetáculo do pôr do sol na...
O Erecteion
Situado do lado norte está O Erecteion, considerado o espaço mais sagrado da Acrópole, onde foi realizado o culto de várias divindades. O local, cujo nome homenageia Erecteu, rei mítico e herói de Atenas, começou a ser erguido durante a guerra do Peloponeso, em 421 a.C., e só terminou 15 anos mais tarde. A estrutura do...
O Novo Museu da Acrópole
A Sudeste do Partenon, mais precisamente no bairro histórico de Makrygiannis, está o Novo Museu da Acrópole. Inaugurado em 2009 - o primeiro foi fundado em 1878 -, o museu abriga boa parte dos tesouros encontrados na colina rochosa de Atenas. O moderno prédio possui várias galerias interessantíssimas e, já na entrada, por...
O Partenon (templo da deusa Atena)
No ponto mais alto e visível da Acrópole está o Partenon, famoso templo grego dedicado à deusa Atena, padroeira da cidade. A construção do local, cuja estrutura é toda em mármore branco do monte Pentélico (situado a nordeste de Atenas), teve início em 447 a.C., durante o comando de Péricles, e...
O Propileu da Acrópole e o Templo da Atena Niké
Ao final da construção do Partenon, Péricles determinou que fosse feita uma entrada que estivesse à altura da beleza e da imponência dos templos construídos no local. O Propileu, então, foi erguido pelo arquiteto Mnesikles, todo em mármore branco do monte Pentélico, e até os dias de hoje continua sendo o...
O Teatro de Dionísio e o Odeão de Herodes Ático
O Teatro de Dionísio, o mais antigo do mundo, foi fundado no fim do século VI a.C. Assentos de madeira e espaço em formato retangular, reservado para representações dramáticas, assembleias e cerimôninas de vários tipos, compunham o local.
No século IV a.C. o auditorium foi totalmente reconstruído à...
Plaka
O bairro mais antigo de Atenas, situado ao norte e a nordeste da Acrópole, é também um local repleto de pontos importantes para a história da cidade. Nas charmosas e estreitas ruas, o visitante vai encontrar, por exemplo, algumas belíssimas igrejas bizantinas que valem a pena ser visitadas.
Além disso, Plaka é um dos locais...
Praça Monastiraki
A simpática praça foi assim batizada devido à existência de um mosteiro no local, no século XVII. Hoje, entretanto, Monastiraki é um ponto de encontro no centro de Atenas que está sempre cheio de pedestres, tanto durante o dia quanto à noite.
Nas ruas que dão acesso ao local é possível encontrar...
Templo de Zeus Olímpico (Olympieion) e o Arco de Hadrian
Considerado o maior da Grécia Antiga construído em Atenas, o imponente templo de Zeus Olímpico é um dos que mais chamam a atenção dos visitantes. E não é para menos: 200m de comprimento e 130m de largura abrigam hoje as ruínas de um dos mais famosos espaços da cidade em seu apogeu.