Organizar uma viagem para o exterior hoje ficou muito mais fácil. Os recursos para projetar uma viagem de alguns anos pra cá, tem aumentado muito. A enorme quantidade de informações publicadas na web, permite finalmente o acesso a outras fontes que não são institucionais como as operadoras turísticas e juntas de turismo. Os relatos de viagens, blogs, páginas dedicadas a localidades, guias de viagem, experiências e roteiros programados por alguns blogs, são fontes de elementos essenciais para construir uma viagem personalizada. Mas o melhor de tudo isso, está na parte financeira, porque com certeza, sua viagem vai custar bem mais barata. Mas caso decida organizar sua viagem para o exterior com uma agência de viagem, procure uma séria e com profissionais competentes.
Dicas para fazer uma viagem para o exterior
Documentos
Quando decidir para onde ir, a primeira coisa a fazer, é controlar se não é necessário de visto para entrar no país escolhido. Existem países com muita burocracia na solicitação de documentos para o visto, e muitas vezes demoram para libera-lo. Esse é um dos motivos para organizar uma viagem para o exterior com um bom tempo de antecedência. A maioria dos países pedem para que o passaporte tenha uma validade superior a 6 meses, o Brasil é um deles.
Voos
Antes de definir a data exata de suas férias, faça uma pesquisa de voo com combinação de datas diferentes, assim você vai descobrir como mudam os preços de até mesmo 20% ou 30%. Quando achar a data com bom preço, peça suas férias o mais rápido possível no trabalho, em seguida, compre sua passagem, pois os preços dos voos na internet mudam muito rapidamente, mas pelo menos você já sabe que naquele dia ou período, as passagens custam mais baratas.
Período
Se quiser economizar, procure viajar em baixa temporada. Se for viajar para Europa, por exemplo, nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, outubro, novembro e dezembro (mas não no ano novo), vai pegar preços mais baixos, desde vôos até hotéis. Mesmo viajando nesses meses de baixa estação, procure se informar se nas cidades por onde vai passar, vai estar acontecendo algum evento importante, tipo feira, porque os hotéis ficam mais caros.
Pegar trem ou avião
Se viajar para Europa, e pretender visitar mais de um país, aconselho a usar os vôos low cost. Claro que pode pegar também um trem, que por sinal são fantásticos, mas vai depender da distância e do tempo a disposição.
Onde dormir
A busca de um hotel na internet, vai te deixar maluco devido à vastidão de ofertas. Mas apenas algumas grandes empresas oferecem uma ampla escolha de estruturas, dando a possibilidade de identificar o mais adequado para o bolso e cada um, fornecendo informações completas sobre o hotel e sua localização, e algumas mostram até as opiniões dos hospedes que passaram por eles. E se em vez do normal hotel, você quiser ficar em um apartamento só para um ou mais dias, pode usar o serviço online Roomorama, para encontrar uma casa em mais de 440 lugares de todo o mundo. A plataforma de Wimdu, é ideal para reservar apartamentos alugando diretamente com os proprietários. No link da airbnb, você vai encontrar apartamentos ou apenas quartos para alugar. E se pretende ficar em hotel, verifique os vários sites disponíveis na net.
Reservas de entradas em Museus
Não pegue fila, reserve suas entradas em museus antes de viajar, existem vários portais que vendem os bilhetes online.
Alugar um automóvel
Se pretende alugar um carro ou uma moto, é sempre mais conveniente reservar com antecedência para conseguir bons preços. Quando se trata de planejar uma viagem para o exterior mais longa, talvez com a necessidade de devolver o veículo em outra cidade, estado ou país diferente, verifique online a disponibilidade e o custo com bastante antecedência. Recomendo prestar muita atenção nos seguros incluídos no preço da locação e os documentos necessários para dirigir em cada país. Para dirigir um carro na Itàlia, por exemplo, é necessàrio ter o PID – Permissão Internacional para Dirigir – juntamente com a Carteira de Motorista Brasileira. Informe-se no Detran.
Companheiro de viagem
Um bom guia de viagem não pode faltar, hoje você vai encontrar muitos em venda em muitos blogs de viagem a preços bem abordáveis.
Conselho
Evite levar muitas malas, vai só atrapalhar e deixar você nervoso na hora de se locomover de um lugar para o outro. Procure usar malas com rodinhas, vai facilitar sua vida. Coloque sempre uma etiqueta em suas malas com seu nome, endereço de destino e aquele do Brasil, em caso de perda, é uma ótima ajuda para que lhe mandem rapidinho. Se possível, ponha também uma fitinha colorida, ou algo para identifica-la, fica mais fácil na hora de retira-la da esteira.
O que levar na mala
Depende do tipo de viagem que você vai fazer, muito provavelmente vai caminhar bastante visitando as cidades e lugares, então veja a dica para saber o que levar na mala sem exagerar:
– Coloque na mala sapatos confortáveis, o tênis é o melhor companheiro nesses momentos
– O jeans é uma peça essencial numa viagem, pois pode ser usado por uns bons dias
– Camisetas (nada que amasse e precise passar ferro)
– Uma pequena mochila para colocar sanduíches, uma blusinha de manga comprida, guias, capa de chuva (em Londres por exemplo, pode chover de um momento para o outro, quase sempre). Evite guarda-chuva, atrapalha muito quando se está visitando os lugares, a não ser que a chuva seja muito forte
– Chinelo para caminhar nos quartos dos hotéis e tomar banho
– Secador de cabelos (nos hotéis mais baratos, nem sempre tem secador de cabelos)
– Umas 2 roupinhas e 1 sapato mais transadinhos para sair a noite (lembre-se que pode repetir de roupa sem problemas, além de ninguém te conhecer, você vai estar praticamente em lugares diferentes a cada dia)
– Prepare uma farmacinha ambulante e leve remédios do seu país, os quais você conhece e sabe que não te provocam efeitos colaterais
– Livros e revistas podem ser úteis durante o percurso, principalmente quando são longos
– A máquina fotográfica é fundamental
Com certeza faltou alguma coisinha aqui na mala, mas ai você é quem sabe de suas necessidades, né mesmo? Coloquei somente o básico, mas certamente importante e que muitas vezes nos passa despercebido pela cabeça.
Se quiser saber quanto vai gastar de gasolina caso alugue um carro, visite o post do blog Vida e Turismo com dicas sobre os preços do litro do combustível em vários países do mundo.
Boa viagem!!!
Fonte: http://www.keviagem.com
Postar um comentário