O que fazer em Mendoza é o que não falta: beber os melhores vinhos da Argentina, comer parrilla como se não houvesse amanhã e cair na balada são boas opções. Mas é nos esportes de aventura que emoção eleva a temperatura da província.
O cenário é a belíssima Cordilheira dos Andes, onde são praticados desde esportes aquáticos, como canoagem, rafting e vela, a esportes de neve como o esqui, e desafios nas montanhas, como escalada, trilha e ciclismo.
E em Mendoza os apaixonados pelo céu também têm vez, em esportes como parapente e paraquedismo, além da boa e velha tirolesa para os menos audaciosos.
Sendo assim, vamos começar a lista sobre o que fazer em Mendoza por baixo (mas em uma altitude superior a mil metros acima do nível do mar).
Velejar pelos lagos andinos
Enfrentar as corredeiras de caiaque…
Ou no rafting
Juntar os amigos, encher um bote inflável e se jogar na corredeira. Haja vinho! Mas, com tanta emoção, talvez você nem sinta a água gelada.
Pedalada nas alturas
Já em terra firme, ou melhor, eu montanha firme, a aventura continua de “bici”, como chamam por lá a nossa amiga magrela.
Pedalar pelas trilhas aos pés da Cordilheira dos Andes é uma alternativa ao mais famoso passeio de Mendoza: o roteiro de bicicleta pelas bodegas da cidade, que geralmente termina com todo mundo trocando as pernas. Digo, as rodas.
Saltar de tirolesa
Não é preciso se molhar para curtir uma aventura sobre os lagos andinos. É so fazer uma descida radical de tirolesa, com um visual incrível como este da foto.
Parapente e paraquedas
Ainda no sopé da cordilheira, é possível ir um pouco mais alto, em passeios de parapente. Mendoza também é um importante ponto de encontro de paraquedistas e um ótimo lugar para iniciantes no esporte. As agências de turismo da cidade vendem o “passeio”, que sai bem mais em conta do que saltar de paraquedas no Brasil.
Cuidado pra não trombar com um condor andino. Mas a vista dos vinhedos e das montanhas nevadas vale o improvável risco.
Esqui
Subindo um pouco mais a Cordilheira dos Andes, a província de Mendoza tem diversas opções para os aficionados por deslizar na neve, como as famosas estações de esqui de Las Leñas e Los Penitentes.
Alpinismo, escalda, trilha e trekking no gelo
Bom, se você gosta de neve, também deve gostar de gelo e do ar rarefeito da altitude. Na região de Mendoza estão alguns dos picos mais elevados da Cordilheira dos Andes, como o monte Aconcágua.
Se prefere não desafiar o temido Aconcágua com corda e picareta, pode fazer trilhas e escaladas mais suaves em outras montanhas da região.
Bom, depois de tanto sobe e desce no gelo, o jeito vai ser se esquentar tomando um bom vinho.
E agora você já sabe que, assim como vinho, não falta o que fazer em Mendoza. É só ficar atento às estações do ano propícias para a prática de cada um dos esportes de aventura citados. Esqui, por exemplo, só no inverno, de preferência nos meses de julho e agosto, quando a neve já chegou às estações.
Postar um comentário