Cáceres, Patanal
Apesar de ser conhecida como “Princesinha do Paraguai”, Cáceres faz fronteira com a Bolívia. A cidade é sede do campeonato mundial do Festival Internacional de Pesca (FIP). Cáceres é a cidade onde o turismo ecológico faz a diferença. Escolha o que mais combina com você:
Lagoas: Gaíva, Mandioré e Uberaba são as mais visitadas.
Grutas: Barreiro e Quilombo, além de misteriosas são lindas.
Parque Nacional do Pantanal: Você pode escolher entre passeios de barco, cavalgadas, focagem noturna de jacarés e/ou pela atração mais cobiçada que é o Trekking, nunca vá sozinho se não conhecer a região, contrate guias pois assim ficará mais seguro e interessante o passeio.
Lagoa da Água Misteriosa: Considerada a melhor área para mergulho do Pantanal.
Cachoeira do Piraputanga: Fica em média a 15km do centro de Cáceres. Se estiver procurando serenidade, paz ou apenas um momento de descanso vá em dia de semana pois ficam menos visitadas, são três lindas cachoeiras onde você experimentará tudo de melhor que o Pantanal pode oferecer.
Corumbá é chamada pelos nativos como a “capital do Pantanal”. Apesar de ser uma cidade que está localizada no coração do nosso País, Corumbá tem grande influência em sua cultura dos árabes, italianos, portugueses e latino americanos, transformando-a em uma cidade receptiva e festiva.
Algumas dessas festividades são:
Carnaval
Festival América do Sul
Festival Latino Americano de arte e cultura
Para os menos festeiros existem opções de:
Visitação como sítios arqueológicos
Parque zumbi dos palmares
Praça da República, foi palco da batalha final da retomada de Corumbá em 1867, em seu centro tem também um obelisco que homenageia os soldados da Guerra do Paraguai.
Ecoparque cacimba da saúde Corumbá, lá existe um minadouro de água transparente e gelada. Em sua nascente é exibido o leite de pedras em que é formado. Há quem diga que essas águas são medicinais.
É a cidade do estado que mais recebe turistas. Vale a pena conferir esse pedacinho do Pantanal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEiUecCaKl-le11Y2N7PI6B93pyUuMQ_wU1BvwRrFzfsDDqUX9zkCHnmDG7n-Ac4TD9xmGe8izjhkONKusi3dLZredJstYcDCaNHDtRoSESpTNoiuTrZ2CnkwMaRmay-SqyaXsqzzntYt9DTKyVP6jQ6chyuugJgdinpKErYe64eCAQQjMNbBSiPq00-JaynzNNd=)
Devido à variedade de flora e fauna, Aquidauana é conhecida como a cidade Natureza do Pantanal. Uma cidade encantadora, com atrações múltiplas e diversificadas.
Possui vários rios para pesca e banhos e inúmeros pontos para safaris fotográficos e passeios ecológicos. Algumas pousadas da região já oferecem essas atrações, mas também pode ser contratada em agências turísticas da cidade.
Visite também:
Parque ecológico da lagoa cumprida: Pista iluminada para caminhada, o parque apresenta uma significativa área verde e um grande lago
Parque Municipal do Pirizal: Localizado as margens do rio Aquidauana.
Morro do Paxixi: Ideal para quem gosta de aventuras e muito procurado por alpinistas.
Dentro da bela Península de Maraú, Taipus tem enfim chamado a atenção dos brasileiros para suas piscinas naturais, onde vivem muitas espécies marinhas, vistas a olho nu.
O ideal é visitar as piscinas durante as luas cheia ou nova, quando a maré expõe mais os corais.